Visita de mãe: Sobre ser mãe, apaixonada por música e por bebês!
Sabe quando você conhece uma pessoa em seu ambiente de trabalho e percebe de cara que ela nasceu para fazer isso? Vocação! Então, assim é a “Tia Lê”, doce, meiga e super carinhosa com os bebês, ela fica tão boba, quanto as próprias mamães, quando percebe o aprendizado dos pequetuchos e as ‘farrinhas’ deles durante as aulas. Ela apresenta sua história no texto escrito abaixo e, em outra oportunidade ela tb vai nos contar sobre como a música pode influenciar no desenvolvimento dos bebês. Leandra é mãe do Ezequiel Junior de 20 anos, da Carolina de 18 anos e do Fernando de 5 anos.
Desde pequena sempre tive o sonho de ser mãe. Minha diversão na infância e adolescência era cuidar de bebês e crianças pequenas. O que me chateava era que nem sempre conseguia acalmá-los quando choravam e sempre tinha que entregar para a mamãe. Nesses momentos pensava em como seria bom quando a pessoa que os acalmasse fosse eu, e realmente guardei esse sentimento quando tive os meus filhos. Uma das minhas melhores sensações era pegá-los no colo e simplesmente acalmá-los por que estavam no meu colo.
Acho que esse amor pelas crianças me fez escolher a profissão de professora, e como a música sempre esteve presente na minha vida e da minha família combinei as duas coisas. Durante muitos anos fui professora de piano, flauta e musicalização infantil. Depois mudei de cidade e pensei em fazer algo diferente, então migrei para a psicopedagogia, mas a música era (e é!) tão presente que um aluno ou outro sempre aparecia (rsrsrs).
Mudei de cidade novamente, resolvi investir na psicopedagogia, mas a música… Ah, a música é minha paixão! Lembram da minha outra paixão? Sim, os bebês. Os meus dois bebês já estavam crescidos e, depois de 13 anos tive mais um pra completar a família, mas agora já é uma criança, não mais um bebê. Mas a paixão por esses pequeninos continuou a mesma. Então resolvi investir na musicalização para bebês.
Poderia falar aqui dos inúmeros benefícios que a música traz para a criança, para o desenvolvimento biológico e emocional (e o farei em outro texto), mas aqui quero apenas expor as delícias deste trabalho. Ver o desenvolvimento de cada bebê, o progresso do aprendizado semana a semana, a alegria deles quando abro a porta e me veem, quando entram na sala com o tatame, os instrumentos e os demais materiais, o sorriso no rosto de cada um ao sentar ao piano e tocar com os dedinhos nas teclas, descobrir que os dedinhos podem fazer sons, que podem tocar as cordas do violão e produzir som, que ao chacoalhar o chocalho a “tia Lê” a as mamães se alegram e aplaudem os sons produzidos, que o pandeiro e o tambor aos poucos vão entrando no ritmo da música, que os animais vão sendo identificados com os sons que produzem e que as palavrinhas vão surgindo pouco a pouco e as músicas vão sendo balbuciadas e imitadas.
Ahhhh, é muita fofura reunida e muitas delícias pra viver a cada aula. Que delícia! Juntar tantas paixões!
Quem quiser saber mais informações sobre as aulinhas, o e-mail dela é: leandra.pires@gmail.com
Olá,
Conheço o trabalho da Tia Lê!
A música vibra de forma mágica para as crianças que participam das aulas. A música é e sempre será uma das formas mais deliciosas de se expressar!
Verdade, ver o desenvolvimento e a expressão de descoberta no rostinho do nosso bebê é uma delícia!
Bom, acho desnecessário corroborar os benefícios da música para bebês e crianças (toda minha formação acadêmica foi voltada para isso). Mas seria interessante inserir os dados profissionais da “tia Lê”: escola de música onde trabalha, localização, telefone. Sei, por experiência própria, que Floripa não tem tantas escolas de música bacanas assim que oferecem aulas para bebês. Tenho certeza que muitas mães gostariam de saber.
Oi Talita, a Leandra dá as aulinhas em casa, por isso não divulgamos. Mas editarei o post e colocarei o e-mail dela para contato, obrigada 🙂
Legal, Ju! Assim já sabemos como contatá-la 😉
Gostaria de parabenizar a “Tia Lê ” pela dedicação e excelência neste atividade, colocando amor, respeito em cada desafio com que se depara. Adorei seu texto!
Obrigada, Sandra! 😉
Amamos a Tia Leandra!!!!
Tia Lê é muito especial, a Helena ama as aulinha e os amiguinhos da aula de música
<3 <3 <3