O que é ser mãe?
Que pergunta difícil de responder, não? Tão complicada que achamos melhor pedir ajuda a outras mães. Para isso, convidamos nossas amigas, conhecidas e seguidoras da fanpage do blog no Facebook a nos dizerem o que, pra cada uma, significa ser mãe. A ideia foi juntar todas as respostas nesse post especial para o Dia das Mães!
Apresentamos a seguir os depoimentos que elas deixaram na fanpage e também nos nossos perfis pessoais e só temos a agradecer pela participação. Ser mãe é transbordar esse amor para o mundo e, escrevendo esse post conosco, vocês fizeram isso.
Feliz Dia das Mães para todas nós!
Ser mãe é sentir o amor mais forte que seu coração é capaz de suportar. É sorrir todos os dias e chorar de felicidade muitas e muitas vezes. É sentir dor de verdade ao ver seu filhote sofrer. É colocar o amor à frente de tudo e entender de uma vez por todas que não há nada mais importante do que o sorriso daquela pessoinha. É ver que, sem perceber, você adquiriu novos valores, pensa diferente, age diferente. É aprender mais sobre a vida com um anjinho de meses de vida do que qualquer pessoa seria capaz de ensinar. Um filho vem como um furacão para mostrar de uma vez só o que realmente tem valor. Problema no trabalho? Pisou na poça d’água? O cabelo acordou virado? Não deu tempo pra fazer as unhas? Você foi acordado de 20 em 20 minutos à noite? A grana ficou mais curta; a casa, mais bagunçada? Nada disso nos afeta desde que esteja tudo bem com nosso filhote. Nada disso importa se, no final do dia, você tem aqueles bracinhos em volta do seu pescoço. Ou se mesmo com a visão embaçada de sono, dá pra ver, no escuro do quarto, um rostinho dizendo que é feliz.
Cinthia Andruchak Freitas
É entender, um pouco, o que é o amor de Deus por nós. Esse amor gratuito, que sentimos por um filho, e que aumenta a cada dia
Maria Seara Renno
É sentir que há uma espécie de fio elástico invisível que me liga aos meus filhos. Mesmo quando estamos afastados, esse fio estica, estica e me puxa de volta pra pertinho deles… E como é bom quando estamos juntos! É sentir inquietação quando estou longe e aconchego e paz quando estou perto. É não imaginar fazer programações, viagens e passeios sem eles. É querer partilhar todos os momentos, é curtir até mesmo a rotina, pois ela é o sinal que mostra que tudo está bem.
Elisiane Beltrame Mangrich
Ser mãe é fazer sentido a sua vida!!
Marcia Soncini
Para mim, ser mãe é em primeiro lugar acreditar no mundo que vivemos, acreditar que vale a pena trazer um ser para dividir a vida com você, e principalmente acreditar que você pode mudar esse mundo, transforma-lo num lugar melhor através dos valores, das crenças que você repassa a seus filhos. E ser mãe é amar o outro mais do que a si mesmo, de forma incondicional, é conhecer o verdadeiro e mais profundo sentimento da vida: o amor.
Janaina Batista Fonseca
Ser mãe é entender o verdadeiro sentido do amor: doar-se, dar o melhor de si, sem esperar nada em troca.
Jaqueline Nava Cittadin Simone
Ser mãe é o início de uma nova vida cheia de desafios, aprendizados e muito mais amor. Depois que você ganha o presente divino seja de sangue ou de coração, a gente passa a entender a real razão da vida.Simone Ferreira Rabuske
Resposta difícil e paradoxalmente fácil… A melhor definição pra mim é aquela que diz que ser mãe é ter seu coração batendo fora do peito.É ter a certeza que tudo mais na vida é secundário.Só tem uma coisa na vida melhor que ser mãe: é ser avó!!!
Magé Lin
Ser mãe é um baita chute no estômago, por que é a unica oportunidade que temos, na vida adulta, de redescobrir todos os sentimentos já experimentados anteriormente. A parte do chute no estômago eu atribuo a intensidade em que esses sentimentos se projetam, depois do momento em que se tem um filho. Absolutamente tudo muda de dimensão e a perspectiva se altera. O medo pela nossa propria vida passa a ser mais pela eventual falta que podemos fazer a um filho, e não aquele medo antigo, egoísta. Me dói só de pensar que, se me acontecer algo, vou deixar minha filha desamparada de mim, a mãe. A gente sabe a importancia que uma mãe tem, e é aí que o medo mora. O medo passa a ser por ela, e por que não dá mais pra comparar: entre a gente e um filho, a necessidade dele vem sempre antes da nossa. É incrivel, por que um filho nos tira de nós mesmas, nos sacrifica, nos faz sofrer com bobagem, e está longe de ser a coisa mais fácil de conciliar. Mas é a MELHOR coisa do mundo. O sentimento mais profundo, mais sincero, lindo, e como eu disse, tudo potencializado e novo, vem da maternidade. Da relação mãe e filho. E por isso é tão mágico. Tinha tudo pra ser péssimo, mas é simplesmente ma-ra-vi-lho-so…
Débora Hazim Schweidson
Ser mãe é doar-se em tempo integral, sem cobrança, sem pensar. É instintivo! É um amor puro, é ver-se sendo admirada a cada segundo, e ver nos brilhos dos olhos de meus filhos, a compaixão mútua! Cansa! Cansa muito, mas é muito gostoso!
Fernanda Cordeiro Stadler
Esses são gêmeos sim. Hehe. “Ser mãe é sentir o amor verdadeiro sair pelos poros, e ter empatia até por uma planta. É ver, sentir, cherar, ouvir meus bebês e chorar de uma emoção que chega a doer. E se colocar em segundo plano, ficar alerta 25 horas por dia. Mas eu espero algo em troca… espero que meus filhos se realizem na vida, porque a base sólida estamos construindo a cada segundo que passamos juntos.”
Raquel Caetano
É se sentir feliz e renovada depois de um dia estressante só por receber um sorriso e um beijo.. Esquecer de todas as noites mal dormidas quando ouve um “te amo mamãe”.. Ter um amor maior que o mundo dentro de um (ou dois, ou três…) serzinho tão pequeno.
Gabriela Bastos Petrelli Müller
Ser mãe é amar e sentir-se amada! É o verdadeiro amor, onde fazemos tudo sem esperar nenhuma recompensa, e ainda recebemos tanto amor e carinho que são muito melhores que qualquer presente!
Renata Andrada Ferla
Ser mãe é ter um segundo coração fora do corpo, é sentir um amor que não achava possível, é nunca mais imaginar a vida sem os filhos, é ter que dizer não, mesmo que você queira fazer todas as vontades e a maior responsabilidade do mundo, enfim, todos os clichês possíveis que ouvimos a todo momento, mas são totalmente verdadeiros.
Fabiana Beltrame
Ser mãe é amar de forma incalculável um pessoa que você ainda nem conhece. É saber que sua vida vai virar de ponta cabeça e ainda assim esperar ansiosamente por isso. Tenho certeza que antes mesmo de nascer um filho já nasce um pai e uma mãe!
Letícia Miranda Resende Costa
Ser mãe é maravilhoso… Um amor sem igual q te deixa tão feliz a cada sorrisinho, a cada gracinha, a cada palavra nova… A gente fica até meio boba. Ser mãe e criar regras para educar e ao mesmo tempo quebra-las para ver seu filho feliz dando aquele sorriso gostoso e olhinhos brilhando só porque vc deixou comer uma balinha antes do jantar.
Katia Alegre
É não dormir a noite inteira pq o filho está com tosse, catarro, febre ou nascendo os dentinhos, e no amanhecer do dia ganhar um sorrisão semi-banguela que enche nosso coração de alegria e alívio, esquecendo qualquer cansaço e sono. É entender com propriedade o que significa dar a vida por alguém. É um amor que chega a doer.
Fernanda Soares
Ser mãe te transforma de dentro para fora literalmente, é um misto de sentimentos e uma única certeza, é amor, é verdadeiro e é para sempre!
Izi Prado Wruck
A maternidade me apresentou um mundo de oportunidades e desafios. Tento aproveitar todos e tenho ganhado muito em crescimento pessoal com isso. Então vamos lá: ser mãe é conhecer o amor incondicional, é nao tirar o filho da cabeça 24 horas por dia, é repensar valores e prioridades, é tornar-se mais sensível aos problemas do outro, é militar pelas causas da maternidade e da infância, é virar super amiga de quem antes a gente mal tinha contato, porque a pessoa também é mãe, é valorizar ainda mais a família, é entender as angústias e neuras das outras mães, é querer trocar de lugar com o filho quando ele está doente, é sentir-se eternamente culpada pelo o que fez e o que deixou de fazer, é aceitar que mãe perfeita não existe, é desejar, mais do que nunca, um mundo com mais amor e tolerância. Enfim, ser mãe nos coloca em contato com uma infinidade de sentimentos. Por isso listar todos é impossível.
Magda Pamplona