5 receitas de lanches práticos e saudáveis
Sou uma mãe bem cuidadosa em relação à alimentação da Maria Antônia, daquelas que são chamadas de “chata” mesmo, mas ainda bem que eu não ligo!! E quando sofro alguma ‘pressão‘ dos conhecidos digo que se eu desse refrigerante na mamadeira para ela, seria taxada de irresponsável, então me deixem por que estou cuidando e caprichando!
Desde que começamos a introdução alimentar, passei a me descobrir e encontrar prazer em cozinhar, pesquisar, adaptar e inventar receitinhas saborosas, práticas e funcionais. E também gosto muito de compartilhar essas ‘descobertas’ com outras mães e trocar boas ideias e práticas saudáveis.
E quando sofro alguma ‘pressão’ dos conhecidos digo que se eu desse refrigerante na mamadeira para ela, seria taxada de irresponsável, então me deixem por que estou cuidando e caprichando!
Evito muito dar alimentos industrializados e tento preparar todas as refeições dela também, sem paranóia, se não deu tempo, come um pão de queijo em algum lugar comigo, mas isso é a exceção. Ela ainda é pequenina e enquanto eu puder controlar, vai continuar assim. Não sou radical, mas quero direcionar o paladar dela para o que é saudável, de forma que quando ela tiver autonomia faça as melhores escolhas.
Incentivo para que todos os lanchinhos sejam saudáveis e ricos em nutrientes e para hoje, separei 5 receitas que sirvo para a Maria Antônia (desde que ela fez 1 aninho) no café da manhã e são sucesso. Espero que ajude vcs!
Mousse de manga:
3 fatias de manga;
1 fatia de abacate;
1 colher de sopa rasa de iogurte natural;
1 colher de chá de chia.
Modo de preparo: Basta bater tudo no mixer e servir geladinho.
Crepioca de banana:
1 banana amassada;
1 colher de sopa de aveia em flocos;
2 colheres de sopa de tapioca;
1 ovo;
1 colher de chá de canela
Modo de preparo: Misturar tudo com um garfo e colocar na frigideira, se precisar untá-la, eu uso o óleo de côco.
Sorvete de banana com mirtilo:
1 banana picada e congelada;
½ xícara de mirtilo ou morango congelado ou polpa de açaí.
Modo de preparo: Bate tudo no liquidificador e serve, fica uma delícia, parece uma sobremesa. NOTA: Já fiz para mim com banana e 2 colheres de cacau em pó, ficou top!
Pão de ‘queijo’ de mentirinha:
500 gr de batata doce cozida;
500 gr de polvilho azedo;
100 ml de azeite de oliva;
3 colheres de sopa de chia.
Modo de preparo: Cozinhe a batata doce sem casca na água. Depois, amasse as batatas e misture todos os outros ingredientes, amassando com as mãos até obter a consistência da massa de pão de queijo (não gruda nas mãos), se precisar, acrescente uma concha da água do cozimento da batata na massa. Essa receita rende bem, minha sugestão é que você congele, assim sempre vai ter um lanchinho rápido e gostoso à mão. NOTA 1: Congele num tabuleiro os pãezinhos e depois de congelados coloque-os no saquinho plástico, para não grudar. NOTA 2: Se preferir, faça com aipim ou batata salsa e coloque um pouquinho de sal marinho, mas a de batata doce é a campeã aqui em casa! NOTA 3: Faço em formato de bastão, em vez de bolinha, por que fica mais fácil para ela comer sozinha.
Gente, essa é uma receita da querida Cris Tozzo, uma nutricionista cheia de dicas legais (sigam no insta @cristozzonutri), que me deu algumas orientações e receitas, mas essa é a top fácil e gostosa (para nós e para os bebês).
3 cs de farinhas diversas (estou usando farinha de quinoa, de milho e de berinjela, mas pode variar);
½ cc de fermento;
½ xícara de água;
Gotas de vinagre;
Temperos à gosto (uso sal, orégano e açafrão da terra).
Modo de preparo: Misture a farinha com água e os temperos, depois acrescente o fermento e umas 5 gotas de vinagre em cima do fermento, sem misturar, deixe agir por alguns segundos e misture tudo, leve à frigideira antiaderente e tampada, em 3 minutos fica pronto, ah, vire para cozinhar por igual! NOTA 1: Dá para fazer variações, por exemplo, não colocar os temperos e colocar canela, amassar uma banana e misturar tudo, solte a imaginação! NOTA 2: A dica da Cris para quem quiser preparar um cafe da manhã rápido é deixar as farinhas já misturadas em um pote de vidro na geladeira, dura uma semana!
Bom, é isso, espero que essas receitinhas ajudem a variar o cardápio por aí, e se tiver alguma receita de sucesso com o seu bebê, compartilha com a gente!